Embaixada de Portugal na Venezuela

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Caracterização

A Venezuela acolhe uma das mais importantes comunidades portuguesas no Mundo e a segunda maior da América Latina. É maioritariamente oriunda do arquipélago da Madeira, mas também da região centro (Aveiro) e norte (Porto) do país. A vinda de emigrantes portugueses para a Venezuela teve início na década de 1940 e prolongou-se até meados da década de 1980.

A comunidade luso-venezuelana é uma das maiores comunidades estrangeiras na Venezuela e está fortemente integrada no tecido social e económico do país, com uma forte implantação as áreas da distribuição alimentar e retalho.  

Estão atualmente inscritos nos Consulados Gerais de Caracas e Valência cerca de 218 mil cidadãos nacionais. No entanto, este número não inclui os cidadão luso-descendentes que têm direito a requerer a nacionalidade portuguesa ou que já deram entrada do respectivo processo. Estima-se assim que a dimensão da comunidade seja bastante superior a este número. 

O recente projeto da Embaixada “Roteiro Social pela Venezuela” permitiu constatar que a comunidade nacional está espalhada por todos os 23 Estados da Venezuela, embora os maiores núcleos se concentrem em torno da capital, Caracas, e das cidades de Valência, Maracay, Maracaibo e Puerto Ordaz.

Graças a um movimento associativo muito ativo, ao longo das décadas, a comunidade luso-venezuelana tem mantido fortes laços de convivialidade - criando algumas das mais impressionantes sedes de associações (vulgo clubes ou centros) de toda a diáspora lusa - e solidariedade, bem exemplificados na fundação de dois lares geriátricos, em Maracay e Los Anaucos.

Informações sobre apoios à área cultural e movimento associativo:

https://www.portaldascomunidades.mne.pt/pt/apoios/area-cultural-e-movimento-associativo-old

 

Movimento associativo na Venezuela:

Centro Luso Larense

http://lusolarense.com.ve/

Centro Atlántico Madeira Club

https://www.facebook.com/accentroatlanticomadeiraclublara/

Centro Portugués Venezolano de Guayana

https://www.facebook.com/cpvguayana/

Casa Portuguesa del Estado Aragua

https://www.facebook.com/casaportuguesa.aragua/

Casa Portuguesa Venezolana del Estado Carabobo

https://www.facebook.com/CasaPortuguesaVenezolana/?rf=1666334336968421

Centro Social Madeirense

https://pt-br.facebook.com/CentroSocialMadeirenseValencia/

Assciação de Jovens Luso-descendentes na Venezuela

http://www.diasporalusa.pt/associacao/associacao-de-jovens-luso-descendentes-da-venezuela/

Asociación de Médicos Luso-Venezolanos (ASOMELUVE)

https://www.venezuelasite.com/portal