Embaixada de Portugal na Venezuela

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Concerto "Viagem a Portugal"

Viaje a Portugal 2019iiViaje a Portugal 2019iv
No âmbito da celebração do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, realizou-se no passado dia 16 de junho, na Aula Magna da Universidade Central da Venezuela, um concerto de música popular portuguesa, interpretado pela cantora luso-venezuelana Liliana de Faria, acompanhada pela Orquestra Sinfónica da Venezuela.
Pretendeu-se proporcionar uma “Viagem a Portugal” com um repertório de canções tradicionais de diversas regiões de Portugal, incluindo as cantigas alentejanas, passando pela tradição musical da Beira Baixa e Beira Alta, até ao folclore do Minho e Trás-os-Montes e homenageando também a Ilha da Madeira, região de origem da maioria da comunidade luso-venezuelana, tomando em consideração os 600 anos do seu descobrimento.
A prestigiada Orquestra Sinfónica da Venezuela, dirigida pelo conhecido maestro venezuelano Alfredo Rugeles, acampanhou a cantora Liliana de Faria numa memorável e emotiva evocação do património musical popular português, que certamente trouxe à memória de muitos luso-venezuelanos presentes momentos passados das suas vidas em Portugal.
Assitiram ao concerto cerca de 2.700 pessoas, que puderam desfrutar da magnífica interpretação e da excelente acústica da Aula Magna da Universidade Central da Venezuela, declarada pela UNESCO Património da Humanidade.
A Embaixada de Portugal reitera os seus agradecimentos à Direção de Cultura da UCV, à Orquestra Sinfónica da Venezuela, à Caixa Geral de Depósitos e à empresa Excelsior Gama, pelo apoio prestado à realização deste evento.

 Viaje a Portugal 2019 imagem 1

Viaje a Portugal 2019 imagem 2

Viaje a Portugal 2019 imagem 3

Viaje a Portugal 2019 imagem 4

Viaje a Portugal 2019 imagem 5

Viaje a Portugal 2019 imagem 6

Viaje a Portugal 2019 imagem 7

Viaje a Portugal 2019 imagem 8

Viaje a Portugal 2019 imagem 9

Viaje a Portugal 2019 imagem X