Embaixada de Portugal na Venezuela

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Mensagem do Dia da Região Autónoma da Madeira e das Comunidades Madeirenses

"Na passagem do Dia da Região Autónoma da Madeira, saúdo vivamente as Comunidades Madeirenses espalhadas pelo Mundo e faço votos para que se realizem as aspirações de todos e cada um dos nossos conterrâneos, que um dia decidiram estabelecer as suas vidas noutras paragens.

Saúdo muito especialmente todos os Conselheiros das Diáspora Madeirense, bem como todos quanto emprestam a sua competência, em associações e clubes madeirenses e portugueses, para a divulgação das nossas tradições e o fomento da união e da solidariedade entre as comunidades em que se inserem.

É muito importante que consigamos manter fortes os laços entre todos os Madeirenses, independentemente do local onde vivam, bem como que as gerações de descendentes dos emigrantes mantenham relações profícuas com a Terra dos seus antepassados, área em que continuaremos a desenvolver trabalho concreto.

As Comunidades Madeirenses espalhadas pelo Mundo são uma referência muito importante, para todos os que recolhem das suas experiências o exemplo da luta abnegada pela conquista de uma vida melhor, que continuamos a construir na nossa Terra.

Funchal, 1 de Julho de 2019

Miguel Albuquerque

Presidente do Governo Regional da Madeira"