Embaixada de Portugal na Venezuela

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Nova plataforma de oportunidades de emprego para cidadãos luso-venezuelanos

Venezuela Regresso a Portugal

Durante a visita à Venezuela de Sua Excelência o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Dr. José Luís Carneiro, de 6 a 11 de outubro de 2018, foi apresentado um programa de divulgação de oportunidades de emprego destinado aos cidadãos luso-venezuelanos.
Nos vários encontros com a comunidade residente na Venezuela, o Vice-Presidente do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), Dr. Paulo Feliciano,explicou de que forma os cidadãos se poderão registar nesta nova plataforma do IEFP, onde serão divulgadas 18 mil e 20 mil oportunidades de emprego.
Trata-se da primeira vez que Portugal, por via do IEFP; estabelece um programa específico para cidadãos portugueses e lusodescendentes fora do espaço da União Europeia. Para tal foi feito um mapeamento das oportunidades de trabalho em Portugal, em particular nos setores de atividade económica com maiores necessidades de mão-de-obra, a vários niveis de qualificações, com destaque para os setores do comércio, restauração, hotelaria, eletricidade, indústria metalomecânica, automóvel, agricultura, transportes e tecnologias de informações. 
Os cidadãos luso-venezuelanos poderão inscrever-se na plataforma e aí inserir os seus curriculos, qualificações e interesses profissionais. O IEFP analisará o curriculo e perfil dos candidatos e, se corresponder aos requisitos de alguma oferta de trabalho, fará a ponte entre o candidato e o empregador tendo em vista a colocação da pessoa em determinada oferta. 
Para mais informação, consulte o documento Guia de Apoio - Trabalhar em Portugal disponibilizado pelo IEFP.

IEFP

IEFP online