A Venezuela é um dos países da América Latina com o qual Portugal vem mantendo relações mais próximas, fruto da existência de uma numerosa comunidade portuguesa radicada neste país (a segunda maior nesta região, a seguir ao Brasil) bem como de uma signifcativa presença de empresas portuguesas de referência no mercado venezuelano.

Portugal mantém relações diplomáticas com a Venezuela desde o inicio do sec XX, tendo em 1914 acreditado, pela primeira vez, um representante diplomático não residente em Caracas. A partir de 1959, as relações intensificam-se, sendo a missão diplomática de Portugal na Venezuela elevada à categoria de Embaixada. 

O primeiro acordo bilateral entre Portugal e Venezuela foi assinado em Lisboa, a 23 de maio de 1956, incidindo sobre Transportes Aéreos. 

Desde então, foram assinados diversos instrumentos jurídicos e acordos bilaterais que regulam as relações e cooperação entre os dois países nas diferentes áreas, tais como: economia, indústria, comércio, controlo sobre o tráfico e consumo de drogas, educação, supressão de vistos, energia e turismo.  O Acordo Quadro de Cooperação, de 1994, foi decisivo para a dinamização das relações políticas, económicas e culturais; e o Acordo Complementar em matéria de Cooperação Económica e Energética, de 2008, criou um mecanismo regular de concertação bilateral, a Comissão de Acompanhamento, que se reune a diversos niveis. Há ainda a salientar o significativo numero de visitas de alto nivel entre os dois países: em 2018, visitaram a Venezuela S. Exa o MInistro dos Negócios Estrangeiros, Dr Augusto Santos Silva, em janeiro, e S. Exa o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Dr José Luís Carneiro, em junho e outubro, juntamente com S.Exa a Secretária de Estado da Saúde. 

S. Exa. o Embaixador de Portugal na Venezuela, Carlos Sousa Amaro, chegou à Venezuela em setembro de 2017, tendo apresentado credenciais a 5 de fevereiro de 2018. 

Informação mais detalhada sobre os acordos bilaterais entre Portugal e a Venezuela, bem como sobre os titulares das chefias das missões diplomáticas na Venezuela, está disponível no Portal Diplomático do Ministério dos Negócios Estrangeiros: Relações Bilaterais Portugal Venezuela.  

  • Partilhe